Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dicas de Economia

Confira aqui algumas dicas para que você entenda como funcionam algumas etapas do abastecimento de água e o que você pode fazer para economizar e ainda ajudar o planeta.

Conheça o hidrômetro

Instalação e manutenção do hidrômetro

Evite problemas com o esgoto

Água da chuva

Como verificar um vazamento

Limpeza da caixa d'água


Ao escovar os dentes

Se você costuma deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, saiba que em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Mas se você molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, enxaguando a boca depois, é possível economizar até 11 litros.

No banho

Um banho de chuveiro de 15 minutos gasta mais ou menos 135 litros de água. É muita água desperdiçada, você não acha? Esse desperdício pode ser diminuído para 45 litros se você fechar a torneira enquanto se ensaboa.

Lavando o carro

Se você é daqueles que adoram dar um trato no carro no final de semana, é bom saber que meia hora com a mangueira ligada consome de 350 a 780 litros de água. Procure lavar o carro usando balde e você gastará somente uns 70 litros de água.

Jardins

O hábito de regar jardins e plantas com mangueira por aproximadamente 10 minutos consome 190 litros de água. Para economizar, aí vão duas dicas: regue pela manhã ou à noite pois o clima é mais ameno e diminui a evaporação. Usando mangueira com esguicho tipo "revolver", pode-se economizar até 100 litros.

Limpeza da calçada

Se você tem o hábito de lavar a calçada usando a mangueira como se fosse uma vassoura, saiba que ao deixá-la ligada por 15 minutos, o consumo de água será de aproximadamente 280 litros. Para economizar, basta usar a vassoura.

Ao lavar a louças

Se você demora 15 minutos lavando louça, consome 120 litros de água. Para economizar, limpe os restos de comida e jogue no lixo. Em seguida encha a pia até a metade para ensaboar e feche a torneira; esvazie a pia e encha até a metade novamente para enxaguar. Com isso, você estará fazendo uma economia de aproximadamente 100 litros de água.

Roupa limpa

Para encher uma lavadoura de roupas / 5Kg você gasta 135 litros de água. Já no tanque, com a torneira ligada por 15 minutos, gastam-se 117 litros. Por isso, na hora de lavar a roupa na máquina, espere juntar a quantidade máxima. No tanque, o melhor é enchê-lo para ensaboar as roupas deixando a torneira fechada e depois trocar a água para enxaguar.

No banheiro

A válvula de descarga de uma bacia sanitária consome em média 10 litros de água quando é acionada. Se estiver com algum tipo de defeito, esse consumo pode ser de até 30 litros! Portanto, não use o vaso sanitário como lixo ou cinzeiro. Havendo qualquer suspeita de vazamento, chame imediatamente um encanador.

Torneira pingando

Uma torneira gotejando pode desperdiçar 46 litros de água por dia, ou seja, 1380 litros por mês. Um filete de água vazando pode consumir mais de 10.000 litros de água por mês: já um buraco de 2 milímetros no encanamento, desperdiça aproximadamente 3 caixas d'água. Se houver suspeita de vazamento, chame um encanador urgente.

Fazendo a barba

Ao se barbear durante 5 minutos com a torneira aberta, gasta-se em média 12 litros de água. Para economizar, basta você usar a pia como reservatório para lavar o aparelho de barbear. Tomando esse cuidado, o consumo de água cai para somente 2 litros.

Vistoria de Consumo
Solicitação de Serviços
Dicas de Economia
Melhorias Sempre
Campanhas
Holerite On Line
Tarifa Água / Esgoto
© 2006-2017 Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga
Todos os direitos reservados